PATCH WORK SUA HISTÓRIA Parte 3

Ola! Meninas Arteiras...


Hoje trago a última parte desta Reportagem, espero que vocês tenham se aculturando e estejam tirando proveito desteconhecimento  bem bancanuda que a  Paula Piai, fez com tanta eficiência.
 Eu achei o máximo saber como esta técnica surgiu.  Agora vamos lá...

PRINCIPAIS NOMENCLATURASGlossário

glossario
As nomenclaturas relacionadas aqui se referem principalmente aos assuntos tratados neste primeiro artigo. A cada artigo do “Patchwork Descomplicado” haverá um glossário a que a ele se refere. Então, vamos lá…. as nomenclaturas de hoje são:
Alinhavo ou Basting – são pontos grandes costurados em todo o quilt somente com a finalidade de prender temporariamente as 3 camadas: topo, manta e forro.
Appliqué (Aplicação ou Patch-apliqué) – é uma técnica em que se formam desenhos com os retalhinhos de tecido sobre um fundo, utilizando-se papéis termocolantes especiais e bordados, à mão ou à máquina, para dar acabamento.
Assinatura ou Etiqueta – é a escrita, à mão ou bordada, da quilter responsável pela colcha, num retângulo de tecido de 8×11 cm, em que constam os seguintes dados: nome do trabalho, data, dedicatória (opcional) e técnica utilizada. Esta etiqueta é costurada ao forro do quilt.
Background (fundo) – é o tecido que servirá como fundo.
Backing – é o forro de um quilt (sua parte de trás).
Batting – é a manta ou enchimento que compõe um quilt.
Binding – é o acabamento feito em tiras nas extremidades de uma colcha, nos cantos do quilt (canto mitrado, cego ou em curva).
Big Foot (grande pé) – é o calcador colocado no lugar do pé tradicional da máquina que possibilita o quilt livre ou free motion.
Block (bloco) – são criados a partir da costura de retalhos de tecidos. É a unidade básica do topo de uma colcha. Podem ser quadrados, retangulares e também em formato circular. Os blocos recebem o nome de acordo com o lugar e a época em que foram criados.
BOM ou Block Of the Month – é o chamado Bloco do mês.
Borders – são as bordas ou barras de um quilt – são aquelas tiras de tecido que representam uma moldura ao projeto.
DIY ou Do It Yourself – Faça você mesma.
Eletric Quilt (EQ) – é um programa de computador (software) de design de quilt. Permite que uma quilter desenhe sua colcha (com os blocos e bordas) no computador. Encontra-se na versão “Eletric Quilt 7”:http://electricquilt.com/.
Embroidery – é bordado.
Fabric – significa tecidos.
Free motion ou freehand quilting – é o quilt livre. Neste tipo de quilting, a quilter guia a direção da costura, formando vários desenhos, de maneira livre (stipling ou meandering). Para tanto, utiliza-se o calcador big foot e baixam-se os dentinhos da máquina.
Matelassê – é o quilt reto, formando quadrados ou losangos. Também chamado de Cross-hatching.
Ourela- é a borda lateral do tecido no sentido do comprimento, em que está gravado o nome do fabricante e a coleção.
PAP – é o passo a passo (a receita) de um projeto. Pode ser chamado também de Tutorial, Patterns ou SBS (step by step)
Patchwork (ou piecework) – é o processo de unir (costurar) pequenos retalhos de tecido.
Patch (piece) – é o pedacinho de tecido que vai ser costurado a outro para formar um bloco.
Quilt – é a sobreposição do topo, enchimento/manta e o forro. É o acolchoado que possui essas 3 camadas juntas.
Quilting – é o ato de quiltar. É todo o processo de costurar a mão ou à máquina as 3 camadas do quilt (topo, enchimento e forro), com dupla finalidade: uni-las e embelezar o trabalho.
Sanduíche – é o nome que se dá para a união das 3 camadas de um quilt (topo, manta e forro).
Topo – (tampo) é a parte de cima de um quilt. Nele, são construídos os blocos. Representa a parte decorativa e ornamental da colcha, onde estão os desenhos e padronagens.
UFO ou UnFinished Object – são aqueles projetos que iniciados não foram finalizados.
WIP ou Work In Progress – significa que algum novo projeto está em andamento, está sendo executado.

Espero que tenham gostado!
Um grande beijo a todas, e até o segundo artigo da série: “Patchwork Descomplicado”
e Muito obrigada!
Paula Piai
Bibliografia: Quiltmaker, Quiltersguild, Dear Jane, Beleza e Arte no Patchwork, Costurar, Marcia Baraldi, The Modern Quilt Guild, Marcia Maria Cavalieri.

Comentários